terça-feira, 13 de maio de 2008

caracteristicas dos seres vivos

Além da característica de que os seres vivos são formados de células, existem outros aspectos que devem ser considerados, uma vez que se verificam somente entre eles. Os seres vivos, por exemplo, necessitam de alimento, passam por um ciclo de vida e são capazes de se reproduzir.

Os seres vivos necessitam de alimento.

Uma pedra não precisa de nutrientes para se manter, ao contrário do que ocorre entre os seres vivos. É por meio dos alimentos que os seres vivos adquirem a matéria-prima para o crescimento, a renovação de células e a reprodução. São os alimentos também que fornecem a energia necessária para s realização de todas as atividades executadas pelo organismo.

As plantas produzem seu próprio alimento.

Existem seres que são capazes de produzir seus próprios alimentos. Por isso são chamados de seres autotróficos. É o caso das plantas.

Toda planta faz fotossíntese, um processo de produção de alimentos que ocorre na natureza em presença da energia solar. Para realizar a fotossíntese é necessário que a planta tenha clorofila, um pigmento verde que absorve a energia solar; a planta necessita também de água e de sais minerais, que normalmente as raízes retiram do solo, e ainda de gás carbônico
(CO2) do ar atmosférico, que penetra na planta através das folhas.

A glicose é um dos produtos da fotossíntese. Outro produto é o gás oxigênio, que a planta libera para o ambiente. Com a glicose a planta fabrica outras substâncias, como o amido e a sacarose. O amido é encontrado, por exemplo, na “massinha branca” da batata e do feijão. A sacarose é o açúcar que costumamos usar para adoçar, por exemplo, o café e os sucos; ela é encontrada naturalmente da cana-de-açúcar.

A planta, dessa forma, se alimenta dos nutrientes que ela própria fabrica, a partir de energia luminosa, da água e do gás carbônico, obtido do ambiente em que vive.

Os sais minerais são indispensáveis para a ocorrência de inúmeros fenômenos que acontecem nos seres vivos. Os sais de magnésio, por exemplo, são necessários para a produção das clorofilas, uma vez que participam da constituição desses pigmentos. E, sem clorofila, a planta fica incapacitada para a realização da fotossíntese.

Os animais não produzem seus alimentos

Os animais, ao contrário das plantas, não produzem os seus alimentos. Por isso são chamados de seres heterotróficos.

Alguns só comem plantas (folhas, sementes, etc); são chamados os animais herbívoros. Outros só comem carne; são os carnívoros. Outros ainda nutrem-se de plantas e de outros animais; são os onívoros.

Os seres vivos nascem... e morrem

seres inanimados

inanimados sao seres sem vida.
os seres vivos nascem,crescem,reproduzem-se,envelhecem e morrem.
inanimados sao sem vida.
existem seres vivos que sao tao pequenos que as vezes nao os enxergamos.Tambem existem muitas especies que nem conhecemos distribuidos por todo o mundo.
algumas caracteristicas:
Nutricao:O crescimento dos seres vivos se da assimilacao de substancias retiradas de alimentos provenientes do ambiente( agua,sal,calcio,proteinas,acucares).
Respiracao:todos os organismos vivos prescisam de energia para crescer,movimentar-se,regenerar-se.
Movimento:A maioria dos seres vivos tem a capacidade de movimentar-se.
Excrecao:E a eliminacao das substancias nao aproveitadas pelo organismo.
Sensibilidade:voce fica assustado se algum estrando repentino o pega de surpresa:o seu coracao bate mais forte,as vezes acelera, seus musculos se contraem bruscamente.

terça-feira, 6 de maio de 2008

alcides
e um professor muito legal